Compliance Ambiental

De fato, a legislação ambiental do Brasil é muito complexa, sendo considerada uma das mais completas e avançadas do mundo. Essas leis visam proteger o meio-ambiente, de forma a mitigar as consequências de possíveis devastações.

Compliance Ambiental deve ser aplicado não somente em empresas que exploram recursos ambientais ou naturais, mas também em todas as outras, independentemente de suas áreas de atuação e de seus portes, de forma a se mitigaram os riscos de penalidades em virtude de possíveis violações das leis ambientais.

Compliance Ambiental tem por objetivo assegurar que as empresas observem as normas ambientais, quer sejam legais ou infralegais, de forma a se mitigarem os riscos de penalidades civis, criminais e administrativas, em virtude de eventuais danos causados ao meio-ambiente em decorrência do funcionamento das empresas.

O respeito ao meio-ambiente e a observância das normais ambientais devem ser rígidos no meio corporativo, visto tratar-se de megatendência, em termos mundiais, a cobrança da sociedade quanto à preservação do meio-ambiente.

Assim, certamente terão preferência e maior confiança do consumidor as empresas que investem na preservação do meio-ambiente, inclusive com programas efetivos de Compliance Ambiental.

O nosso programa de Compliance Ambiental proposto prevê a adequação das atividades da empresa, de forma que se tornem aderentes às principais leis ambientais do nosso ordenamento jurídico, como:

  • Lei de Fauna (Lei No197/1967)
  • Área de Proteção Ambiental (Lei No902/1981)
  • Política Nacional do Meio Ambiente (Lei No938/1981)
  • Política Agrícola (Lei No171/1991)
  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei No433/1997)
  • Lei de Crimes Ambientais (Lei No605/1998)
  • Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei No985/2000)
  • Novo Código Florestal Brasileiro (Lei No651/2012)
Chamar no WhatsApp
Como podemos ajudar?
Quintiliano Advogados
Olá!
Como podemos ajudar?
Clique no botão abaixo.
%d